
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão participando da 23ª edição da “Conference on International Exchange of Professionals” (CIEP 23), um dos maiores eventos internacionais dedicados à cooperação científica e tecnológica, realizado entre as cidades de Xangai, Qingdao e Jinan, na China. O encontro, que reúne mais de 2 mil professores e pesquisadores de dezenas de países, incluindo laureados com o Prêmio Nobel, se estende até o dia 26 de outubro.
Representando o Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ e o INCT de Reatores Nucleares, Modulares e Inovadores, a comitiva brasileira é composta pelo professor Su Jian, pelo Dr. Willian de Abreu e pelo Dr. Gabriel Caetano. Durante o evento, os pesquisadores apresentaram seus projetos voltados à aplicação de Reatores Nucleares Modulares (SMRs) no contexto offshore, uma das áreas mais promissoras para a descarbonização das atividades marítimas e a transição energética global.
“Participar do CIEP é uma oportunidade de compartilhar os avanços da pesquisa brasileira em energia nuclear e, ao mesmo tempo, estabelecer conexões com instituições e pesquisadores de todo o mundo”, destaca o Dr. Willian de Abreu.
Com foco em ciência, tecnologia e inovação, o CIEP 23 busca fortalecer o intercâmbio de experiências e a cooperação internacional entre universidades, centros de pesquisa e empresas, reforçando o papel estratégico da energia nuclear como caminho para um futuro mais sustentável.





