Accessibility Tools

Você está aqui:
>
Vinicius Costa Lima, aluno da Escola Politécnica da UFRJ, é premiado em olimpíada internacional de segurança financeira na Rússia

Vinicius Costa Lima, aluno da Escola Politécnica da UFRJ, é premiado em olimpíada internacional de segurança financeira na Rússia

Vinicius Costa Silva, aluno de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica da UFRJ, foi premiado na final do International Financial Security Olympiad 2025, realizada em Krasnoyarsk, na Rússia, entre 29 de setembro e 3 de outubro. Ele recebeu o Diploma de Certificação na área de Economia, entregue pelo presidente do Banco Promsvyazbank, Pyotr Fradkov.

A delegação brasileira, coordenada pelo professor Fabio Krykhtine, da Escola Politécnica e Coordenador Especial de Relações Internacionais para a Rússia, contou com nove alunos da UFRJ: Anna Paula Rodrigues Tambasco, Giovanna Rodrigues Tambasco, Giovanni Valadão Tozzi e Mateus Faria Leite Ferreira (Engenharia Naval); Vinicius Costa Silva (Engenharia Nuclear); Thomas Victor Cordeiro Guerra Strong (Engenharia Mecânica); Victor Pereira da Silva dos Santos (Ciência da Computação); Vitor Fontes Simões e Samuel Villarino Soares Koehler (Economia).

A Olimpíada, considerada um dos maiores eventos globais sobre segurança financeira, reuniu 600 finalistas de 40 países e incluiu provas presenciais, palestras e atividades culturais. Os participantes visitaram a Universidade Estatal de Moscou Lomonosov e participaram de eventos de integração, como uma partida internacional de xadrez entre brasileiros e russos.

Vinicius também participou da competição oficial de xadrez, que selecionou oito finalistas para enfrentar o campeão mundial Sergey Karjakin. Além disso, esteve na Rússia em setembro, em São Petersburgo, para o evento Komanda 2025, promovido pela Rosatom, onde apresentou um artigo sobre Pequenos Reatores Modulares (SMR), orientado pelos professores Carlos Cosenza e Fabio Krykhtine.

Segundo Krykhtine, a cooperação com instituições russas tem ampliado as oportunidades acadêmicas e culturais para os alunos da UFRJ, fortalecida recentemente pela criação da Sala Innopraktika, no Centro de Tecnologia da universidade.

Clique AQUI para conferir a notícia completa!

Fonte: Escola Politécnica UFRJ